sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aproveitem a "Liberdade"

Proibição de militares criarem blogs (lembrar e apagar)
O governo Chinês publicou revisões de regulamentos que impedem qualquer um dos 2,3 milhões integrantes do exército chinês (o maior do mundo) de criar websites ou escrever em blogs.
De acordo com o comissário político do Exército de Libertação do Povo (o nome da instituição chinesa) Wan Long, em entrevista à agência de notícias Xinhua, “soldados não podem criar blogs abertos na internet, não importa o que ele ou ela faz ou não faz na capacidade de soldado”.
O órgão jornalístico informou que o motivo para a determinação é que o governo da China considera a internet “complicada”. Ele também quer se precaver contra “armadilhas online” e o vazamento de informações militares confidenciais.
As normais referentes às criações de blogs por militares já havia entrado em vigor no último dia 15, mas sofreu modificações que foram publicadas hoje.
A proibição é apenas mais uma de uma grande lista de vetos chineses quanto à internet. O sistema de censura já foi apelidado de Grande Firewall, em alusão tanto ao monumento história Muralha da China quanto ao software que bloquieia conteúdo virtual. Ele já proibiu sites que vão desde pornografia aos que exibem conteúdo político dissidente.
O último grande conflito referente à internet da China foi contra o gigante Google. Quando a empresa passou a defender a liberdade de expressão no mundo virtual, o governo a ferramenta de busca, forçando o Google a instalar-se em Hong Kong, onde a censura é menos severa.
Apesar de estar em constante luta contra os “perigos” da rede, a China considera a internet uma ferramente bastante poderosa e últil para o “progresso social e econômico”. O governo já demonstrou interesse em levar a internet ao setor rural da China, que ainda não faz muito uso da tecnologia.
Fonte: GEEKAÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário