quarta-feira, 11 de maio de 2011

Acordo de cooperação Brasil e Japão chega ao Acre através de política de segurança pública


 


Governo do Estado realiza seminário sobre o policiamento comunitário O Estado do Acre sedia o primeiro Seminário de Segurança Pública voltado para o Policiamento Comunitário. O evento, realizado nesta terça-feira, 10, no auditório da Escola Armando Nogueira é aberto ao público.
O evento faz parte do calendário de atividades da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e também consta na agenda da visita que a inspetora e perita da polícia japonesa Akime Shibuya, faz ao Brasil.
Akime veio conhecer as bases do Policiamento Comunitário da Polícia Militar em Rio Branco. E certificar-se do aproveitamento dos cursos que a polícia japonesa está promove no Brasil, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) com sedes estão em São Paulo e Brasília.
No Japão ela é lotada na delegacia de Polícia na Cidade de Vrawa distante 50 km de Tóquio na província de Saitama. Ela disse que o Japão desenvolveu o conceito da Polícia Comunitária (Kobam) e através desta filosofia, distribui agentes por todas as províncias.
A base de operação das agentes policiais dentro das províncias é chamada de Shuzaisho. Os Shuzaisho atuam como uma delegacia.
A missão é desenvolver toda política de segurança determinada pelo Kobam. O programa japonês tem servido de referências para muitos países, dado os baixíssimos índices de violência onde os Shuzaisho estão implantados.
Modelo de policia comunitária do Japão chega ao Brasil
No Brasil, 13 estados estão aderindo ao Programa de Polícia Comunitária do Japão. Isso tem sido possível, graças ao acordo de cooperação firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão para o Brasil (JICA), como explica o coordenador de Políticas de Policiamento Comunitário da SENASP, coronel PM-PM/DF Erisson Pita.
“Hoje temos 13 estados da Federação Brasileira, participando de cursos internacionais de polícia comunitária, dentro de um acordo que envolve a SENASP, Agência Brasileira de Comércios Exteriores (ABC), Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Agência de Cooperação Internacional do Japão”.
O coronel disse que o acordo de cooperação internacional entre SENASP e Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), foi assinado em 23 de novembro de 2008.
“Desde então Já promovemos dez Turmas do Curso Internacional de Polícia Comunitária. O Acre participou de todas as edições com dois representantes”.
O oficial da SENASP garante: “O mundo está adotando esta estratégica de aproximação que chamamos de polícia comunitária. Está provado que a participação da sociedade no combate a criminalidade tem sido bastante satisfatória.
“O Brasil cumpre seu direito constitucional (Art. 144) que afirma que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos os cidadãos”.
Diretor de operações representa SESP no seminário
O diretor de operações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Alberto da Paixão Nascimento, lembrou que a determinação da polícia acreana em combater a todo custo, os índices de criminalidade, está bem representado pela redução de 50% nos crimes de homicídio registrados nos quatro primeiros meses do governo Tião Viana.
“Nós vemos que o aumento da população trouxe com ele o aumento da criminalidade. A preocupação dos governantes, especialmente do Governo Federal é de não parar a promoção de políticas para redução da criminalidade.
Essa redução se dá através do envolvimento de todos, de forma integrada”. Para o diretor da SESP o seminário preenche possibilitar melhores conhecimentos sobre a Polícia Comunitária. O caminho é de aproximar a policia da comunidade.
“Transmitir a sensação de segurança para a população”.
Da Agência de noticias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário