domingo, 10 de julho de 2011

Casas abandonadas tornam-se ambiente para crimes







As imagens, de algumas de muitas casas abandonadas que existem em nossa cidade e que são usadas para prática de crimes. Rotineiramente pessoas são presas quando flagradas nestes ambientes praticando algum tipo de crime, principalmente relacionados as drogas.

Seria importante a ação do município para identificação de proprietários para uma possível ocupação ou desocupação do lugar, com fins de beneficiamento para moradias, praças (dependendo do terreno), etc.

O caso nos lembra a teoria da janela quebrada (ler) que relaciona a falta de cuidado (praças, casas, prédios, etc) com a ação de criminosos.

Obviamente existem muitos outros fatores contribuem para a prática de crimes: influência da grande mídia, desemprego, infra-instrutora, qualidade de vida, fronteira com país mundialmente famoso por exportar droga, leis fragilizadas com política de “esvaziamento de presídios”, vícios, dentre outros.


No último dia 05 mais uma lei entrou em vigor para reduzir o número de detentos (ler comentário). Agora temos progressão de pena, penas alternativas, fiança para maior parte de crimes, etc.


Mas e o povo o que acha disso? Será que concordam? Esse elevado número de criminosos soltos realmente melhora alguma coisa?


Quem perde? O povo.


Quem ganha? Os criminosos.


Quem melhorou seus números carcerários para o mundo? Presidente, Senadores e Deputados federais, que estão no ar-condicionado rodeados de seguranças.

Um comentário:

  1. Bem minha gente, cada vez tenho mais certeza que presidiários somos nós, as pessoas de bem que precisam estar trancadas em casa, com medo da violência, pois qdo os alguns bandidos sao mandados pra cadeia nem esquentam o lugar já saem...Tá difícil...

    ResponderExcluir