sexta-feira, 15 de julho de 2011

SUSPEITA DE SURTO DE HEPATITE "A" EM XAPURI

A Secretarias do Estado de Saúde, Departameento do Estado em Saúde (DVS), Divisão de Vigilância Epidêmiológica (DVE) e Programa Estadula de Hepatites Virais, noticiam suspeita de SURTO DE HEPATITE "A" em Xapuri. Segundo as Secretarias tem como objetivo da Investigação confimar ocorrência de surto de hepatite do tipo "A" no Mnicípio.
      A presença constante da secretarias no município tem objetivo de descrever o evento por pessoa, tempo e lugar; identificar os fatores de risco para o adoecimento; e propor medidas de controle e prevenção.
      Segundo a Secretaria de Estado de Saúde 23 casos estão notificados e 15 casos estão confirmados no município;

           O que é a HEPATITE "A"
      É uma doença aguda, causada pelo Virus da Hepatite "A", o HVA. É uma doença de distribuição mundial, mais comum em crianças, devido à sua maior suceptibilidade, uma vez que os adultos apresentam maior chance de exposição prévia ao vírus ao longo de sua vida. Os principais fatores de risco para as hepatites A incluem condições socioeconômicas precárias, ausência de saneamento básico e de medidas de higiêne.

          MEDIDAS PREVENTIVAS
     Segundo às Secretarias as medidas preventivas que devem ser implantadas no Município de Xapuri são elas:
     - A utilização e disponibilização nas instituições de ensinos e creches, papéis descartáveis e sabonete líquido para a higiene dos alunos e funcionários nos banheiros, bem como copos descartáveis nos bebedouros, e uma total educação em saúde em massa para a população local.
     - Ficar atento quanto a qualidade da água que estar sendo utilizada no Município e de que local ou reservatório donde ela estar sendo colhida para o consumo (beber e fazer as comidas).
      - Quanto aos procedimentos de desinfecção dos alimentos o Ministério da Saúde recomenda a utilização de hipoclorito de sódio nos alimentos que serão consumidos crus; como frutos, verduras e legumes deverá ser utilizada em inmersão durante 30 minutos antes de ser consumidas ou seja 02 (duas) gotas de hipoclorito para cada litro de água. Obs o hipoclorito é distribuido gratuitamente nos PSF do Município.

      Fiquem atento a higiêne e aos cuidados são essências, hepatite A se pega pela transmissão de água e alimentos contaminados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário