segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Segunda noite da Semana Evangélica de Xapuri. Assembléia de Deus












Uma noite de bençãos, é o que podemos resumir da noite de adoração ao Senhor oferecida pelos irmãos da Assembléia de Deus. O culto, presidido pelo Pr.Edimar (Presidente da A.D Xapuri) e dirigido pelo Pr. Aldecino, teve como destaque além da Palavra abençoada ministrada pelo Pr.Sulivan, o Ministério Luz e Vida, liderado pelo Ev.Oséias D'ávila e ministrado pela Cantora Taila. Cerca de 8 pessoas entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus, motivo de grande comemoração ao povo evangélico que crê na salvação por meio da entrega à Jesus Cristo. Aqui posto um resumo da história dessa Igreja pioneira na evangelização do Brasil: Igreja Assembléia de Deus que comemora 57 anos esse mês em Xapuri.
A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren eDaniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.
A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançaram o Amazonas, propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegaram ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924, para a então capital da República. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, através de um folheto evangelístico. Foi ele o precursor do assim conhecido Ministério de Madureira.As Assembleias de Deus brasileiras estão organizadas em forma de árvore, na qual cada Ministério é constituído pela igreja-sede com suas respectivas filiadas, congregações e pontos de pregação (subcongregações). O sistema de administração é um misto entre o sistema episcopal e o sistema congregacional, por meio do qual os assuntos são previamente tratados pelo ministério, com forte influência da liderança pastoral, e depois são levados às assembleias para serem referendados apenas. Os pastores das Assembleias de Deus podem estar ligados ou não às convenções estaduais, e estas se vinculam a uma convenção de âmbito nacional. Particularmente na América do Sul, hoje existem muitas Assembleias de Deus autônomas e independentes. O fato é que temos motivos de sobra para comemorar os 101 anos dessa Igreja que é a maior Igreja Pentencostal do Brasil e que essa semana em comunhão com as outras denominações comemora 57 anos de existência em Xapuri. Parabéns Igreja Assembléia de Deus!

Um comentário:

  1. EU ESTIVE LA E TIVE A OPORTUNIDADE DE PERCEBER QUE A SEMANA EVANGÉLICA É SEM DÚVIDA UM EVENTO QUE MEXE COM A FAMÍLIA XAPURIENSE.PARABÉNS A ORGANIZAÇÃO E QUE O SENHOR JESUS DERRAME SOBRE NOSSA CIDADE MARES DE BENÇÃOS!

    SGT CIRO

    ResponderExcluir