quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O ANO ACABANDO E A MISSÃO DO PROERD CONTINUA ...


   Na tarde da última quinta-feira ( 15/12/12) o Sargento PM Moura Costa, Coordenador do PROERD em Xapuri, juntamente com o Soldado PM G. Santos se deslocaram até a comunidade  rural da Escola Estadual  São José, localizada no Km 6 da Estrada de Petrópolis. O motivo da visita à escola foi   para mais uma visita do PROERD a  comunidade rural, levando aos professores e alunos  daquele local o conhecimento sobre o perigo decorrente das drogas. 
Foi dado ênfase em cima dos seguintes temas:

- Alcoolismo

- Tabagismo

- Drogas Ilícitas: maconha, cocaína e seus derivados ( Crack e Ox)


   Professores e alunos se empenharam em tomar conhecimento sobre o assunto, muitos questionamentos, perguntas e dúvidas esclarecidas. O PROERD procura de forma dinâmica envolver os jovens e torná-los conhecedores dos perigos decorrente dos entorpecentes, o que não é  garantia de que mais tarde esses venham a cair em  maus caminhos, mas temos como prioridade conscientizá-los sobre o poder de suas decisões.

Depoimentos dos alunos
Aluno A : Antes eu não sabia o que a droga causava na gente, agora fiquei sabendo e de hoje por diante vou querer saber mais sobre este assunto e passar adiante meus conhecimentos, ajudando aquelas pessoas que não sabem do perigo das drogas!

Aluno B: As drogas são ruins a nossa saúde! Pois quando a pessoa esta nela, fica viciado e não quer mais sair dela.

O PROERD ( Programa Educacional de resistência às drogas ) é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.( fonte: http://www.proerd.rn.gov.br/oquee.htm).

 É importante ressaltar que por falta de recursos fica impossível trabalhar com todas às escolas de forma focalizada, inclusive as da zona rural, porém sempre que solicitada, a equipe PROERD de Xapuri esta disposta a oferecer palestras, tendo em vista que atualmente nossa cidade vem passando por muitos problemas relacionados às drogas, onde os jovens e as crianças são grandes alvos, tanto pelo lado do tráfico, quando pelo consumo.

A droga hoje é considerada o grande câncer da humanidade, fácil de ser adquirida e uma vez estando nela, dificilmente haverá volta.Por isso já diz um velho ditado MELHOR PREVENIR QUE REMEDIAR! Fique atento  procurando saber sobre os perigos decorrentes dos entorpencentes e também compartilhando com outras pessoas seu conhecimento a respeito do assunto, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Amanhã pode ser tarde!

A equipe PROERD de Xapuri agradece carinhosamente ao senhor Ezir e sua esposa, professora Cleonice, por terem nos recepcionado em sua propriedade e que em 2012 possamos estar realizando outras palestras para a comunidade da Escola São josé.







2 comentários: