terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comando da 2ª CIA Policial Militar de Xapuri Emite Nota de Segurança para o Novenário de São Sebastião


O Comandante da 2º Cia de Polícia Militar de Xapuri vem a público informar que a partir de hoje, 17 de janeiro de 2012, quarta-feira, a PM iniciará a “Operação São Sebastião”. Essa operação policial militar visa garantir a tranquilidade pública e a segurança da população xapuriense bem como dos inúmeros visitantes que costumam vir a cidade de Xapuri para participar do novenário.
Para tanto foi solicitado reforço de 15 (quinze) policiais militares oriundos do CPO III e 20 (vinte) Agentes de Trânsito do DETRAN. Dentre os 15 policiais militares que virão dar suporte às ações da PM de Xapuri, 04 são policiais militares do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, e o restante são policiais militares de outras unidades operacionais do CPO III.
Esse reforço tem o principal objetivo de garantir a paz e a manuntenção da ordem pública, como também, coibir quaisquer ações delituosas praticadas por indivíduos em conflito com a lei, no período que compreende os dias 19, 20 e 21 de janeiro do ano em curso, datas em que ocorrem as festas em casas noturnas da cidade.
Além desse reforço policial, a PM, irá atuar de forma ostensiva, com policiamento específico para as Barracas e Rádio Patrulhamento com efetivo reforçado.
A Policia Militar não tolerará qualquer ação que porventura venha a abalar a tranquilidade e a paz pública durante todas as festividades do novenário de São Sebastião.
Os Agentes de Trânsito do DETRAN atuarão especificamente na educação, fiscalização e Engenharia de trânsito. Desse modo, para evitar surpresas indesejadas, é importante que se tenha muita atenção e respeito à todas as regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro, como utilização de cinto de seguraça, posse dos documentos obrigatórios, documentação em dia, utilização de capacete/viseira, calçado adequado, dirigir com atenção em virtude do elevado número de transeuntes, dirigir apenas se não houver ingerido bebida alcoólica, não estacionar em locais proibidos ou na contramão de direção e os demais. Vale ressaltar, que várias blitz serão realizadas durante o novenário e que contamos com vários bafômetros prontos para utilização.
O Comando da 2º CIA PM de Xapuri está fazendo o possivel para garantir a segurança durante as festas de São Sebastião. Porém, a responsabilidade pela segurança pública é compartilhada entre a PM e a população como um todo e por isso o Comandante pede que todos façam a sua parte, zelando pela paz e tranquilidade pública. Evitar excessos, principalmente ingestão de bebida alcoólica que certamente é um grande aliado contra as ocorrências policiais.
"Espero que todos tenham um ótimo novenário de São Sebastião e para aqueles que gostam das festas noturnas, divirtam-se com responsabilidade", declarou o CMT da CIA - 1º TEN PM SILVIO.
 
                                          1º TEN PM SILVIO - CMT DA 2ª CIA POLICIAL MILITAR DE XAPURI
 
DICAS DE SEGURANÇA
No novenário de São Sebastião os delitos mais comuns são: furto de carteira de bolso (batedor de carteira), jogos de azar e outros delitos.  Dessa forma, confira algumas dicas de autoproteção:
1 – Guarde a sua carteira de documentos no bolso da frente da sua calça ou outra veste;
2 – Tire xerox dos seus documentos pessois e guarde o original;
3 – Guarde o dinheiro separado da carteira em outro bolso;
4 – Fique atento;
5 – Para as mulheres, fique com a bolsa na parte da frente do corpo de modo que você possa visualizá-la todo o tempo;
6 – Evite fornecer dados pessoas a pessoas estranhas;
7 – Não ande com o celular ou outro aparelho às vistas, guarde-o em local seguro;
8 – Evite andar com colares, pulseiras, relógios com valor agregado muito alto;
9 – Ande sempre acompanhado de outra pessoa;
10 – Ante com pouco dinheiro, se faltar faça um novo saque;
11 – Não jogue jogos de azar, pois a maioria das vezes trata-se de golpe;
12 – Não deixe o documento do seu veículo no interior do mesmo, pois o veículo pode ser furtado;
13 – Se for emprestar o seu veículo não esqueça de entregar o documento do mesmo; e
14 – Se for dirigir, Não beba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário