quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

XAPURI, 20 DE JANEIRO E SÃO SEBASTIÃO

  
     
     Xapuri é um Município que fica localizado no sudeste do Acre, Situa-se na região do Vale do Acre. Cidade Histórica, Xapuri é considerada o "berço" da Revolução Acriana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. É conhecida mundialmente por seu filho mais ilustre, o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, que viveu toda a sua vida na cidade.
     Tem na data de 20 de Janeiro, a festa de São Sebastião, padrueiro da Cidade uma da mais bonitas festas do Estado. 
      Há no Município um templo a Igreja Católica: Matriz de São Sebastião (acima foto), festa religiosa mais importante que alavanca a economia do Município.

HISTÓRIA

     São Sebastião nasceu em Petrória *, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.

Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

   
     Neste dia por volta das 15h inicia-se a missa na Matriz da Igreja, as 16h a procissão que fará o percusso saindo da Igreja Católica (matrix), sobe pela rua 24 de Janeiro, Rodovaldo Nogueira, desce pela Coronel Brandão, 17 de novembro, 06 de Agosto, fazendo parada em frente ao Hospital Epaminondas Jacome para orações, segue pela Major Salinas, Benjamim Constant, chagando novamente a Igreja Matriz, onde finaliza a procissão. Após serão realizados na praça São Gabriel Louvores por Cantores Municipais e da Capital Acriana.

     Participe a festa é sua e de todos os CATÓLICOS...

  Encontro dos rios Acre e Xapuri, e barcos que já chegaram para o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário