quarta-feira, 16 de maio de 2012

PM de Xapuri promove Palestra de Prevenção às drogas na Secretaria de Ação Social


 
Por: Gino F. dos Santos.

    O Sargento Moura Costa e o Soldado G. Santos, ambos da Cia Ambiental de Xapuri, promoveram na quarta – feira passada (09.05), uma palestra sobre o perigo decorrente das drogas para adolescentes e Crianças do PRÓ-JOVEN e PETI, programas estes coordenados pela Secretaria de Ação Social de Xapuri, sob a responsabilidade de Alarice Botelho.
Durante a Palestra foram abordados assuntos tanto de drogas lícitas quanto ilícitas entendo que ambas são de grande mal à saúde, a diferença esta na sua liberação para o consumo do público, para as ilícitas incorrendo sob-responsabilidade de ser punido penalmente pelo CP, e as lícitas com algumas restrições como proibição de consumo para menores e ainda algumas particularidades.
Apesar de ser um assunto que não é mais tanta novidade assim, os males causados pelas drogas é evidente e necessita de cautela. Se tornando comum por ser de fácil acesso e por estar sempre presente em todas as classes sociais, avançando cada vez mais entre os adultos e sendo recordista entre os adolescentes e crianças. Diante desta situação, temos um grande problema a solucionar tendo a frente um futuro inseguro sem saber o que nos espera.
Muito se tem falado sobre a legalização das drogas ilícitas, muitos movimentos aderem à causa com uma ideia pouco convincente como se as drogas nunca tivessem de fato feito mal algum, fugindo de uma realidade que assola mundo a fora. Como se fosse tão simples assim entrar em um mundo que quase nunca tem volta.
Como solucionar um problema que destrói milhões de lares, e que afeta a saúde da população mundial?

    Como disse o Doutor Dráuzio Varela em uma reportagem ao Jornal Fantástico, dependência química não é caso de polícia, é doença que precisa ser enfrentada com medidas preventivas e assistência médica para tratamento dos dependentes.
  Sem dúvidas o melhor remédio ainda é a prevenção, e quando falamos de prevenção estamos nos referindo a medidas que se tornam indispensáveis também no combate ao consumo das drogas. Importante ressaltar que uma das medidas essenciais é a educação dos pais em casa, essa é de fundamental importância. Porém, equivocadamente as pessoas costumam esquivasse de suas responsabilidades, atribuindo suas competências enquanto pais a instituiçães como a Escola e a Polícia. É preciso entender de uma vez por todas que a educação de casa é primordial sendo  a família responsável pelos atos dos filhos. A polícia, a escola e outras instituições são responsáveis por manter e complementar na educação. É hora de revermos nossos conceitos sobre o que é educar para o mundo, e somente através disso teremos jovens e crianças fora do mundo das drogas. Para muitos ainda não é tarde acompanhar o filho na vida cotidiana, conversar com ele e fazê-lo entender que acima de tudo a família ainda tem valor e que não são às drogas que vão ser fator decisivo e determinante dentro de um lar. A vida é mais que um prazer passageiro e sem nexo, é viver em constante alegria junto à família e longe das drogas.
Estamos diante de uma tragédia anunciada e ainda há tempo para reagir...

Como se diz nas REDES SOCIAIS: FICA A DICA...













 Reportagem do Jornal Fantástico  sobre a nova droga : OXI ( Rede Globo )








   

Nenhum comentário:

Postar um comentário