quarta-feira, 6 de junho de 2012

JCC e Polícia Militar de Xapuri realizam blitz de trânsito Educativa


    O grupo JCC (Jovens Construindo a cidadania) de Xapuri, atualmente coordenado pelo Sargento Moura Costa, realizou na última quarta-feira passada (30/05) uma blitz de trânsito Educativa. No momento da ação, Policiais Militares também se juntaram ao grupo de  jovens onde percorreram os principais pontos do centro da cidade abordando diversos veículos que transitavam no local.
  A intenção das blitz educativas é de fazer com que as pessoas se tornem mais responsáveis e conscientes quando estiverem no trânsito. Apesar de Xapuri ser uma cidade bastante pequena, existem muitos registros de  acidentes. Coisa que deveria não existir,  pois esses registros são desproporcionais, mas coincidem com a realidade local. Assim, cremos que a responsabilidade no trânsito é de todos. Cada um fazendo a sua parte para que cenas tristes não venham a chocar familiares. Acidentes que sempre poderiam ser evitados se não fosse a falta de atenção e algumas doses de álcool.
    O Código de Trânsito Brasileiro  dispõe de uma série de normas, onde não apenas os condutores de veículos são responsáveis pelo trânsito nas vias, mas sim todos de maneira geral que  se utilizam delas para trafegar. O Art. 26 da lei 9. 503/97, afirma que:

Os usuários das vias terrestres devem: I) abster-se de todo o ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, pessoas ou animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas; II) Abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo”.

 Logo acreditamos que a responsabilidade no trânsito é de todos, mesmo daqueles que não tem veículos, mas que das vias se utilizam para locomoção. Assim, a Polícia Militar junto aos seus demais trabalhos sociais que vem desenvolvendo em Xapuri (JCC, Polícia Comunitária e PROERD) estarão sempre à disposição pra ajudar na conscientização das pessoas. Isso por que ainda acreditamos que a prevenção ainda é a solução, e que cada um fazendo a sua parte todos só tem a ganhar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário