Carregando...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Policia Militar do Acre é a menos corrupta do Brasil

8 de abril de 2013 - 7:24:03
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
Os militares do Estado do Acre estão em último lugar, com percentual de 0,04, quando o assunto é corrupção. Os dados fazem parte de uma prévia da Pesquisa Nacional de Vitimização, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e foi elaborado pelo Datafolha.
Segundo o Ministério da Justiça, esse tipo de pesquisa procura captar as ocorrências de eventos criminais na população, com o objetivo de compará-los com os dados oficiais registrados pelas polícias, classificando-os por localidade, estrato social, cor da pele, idade, sexo e renda. A amostra do estudo, que vem sendo preparado desde 2010, foi de 78.000 pessoas.
Com 53,5% dos casos de extorsão do país, as policias militares de Rio (30,23% das vítimas) e São Paulo (18,22%) lideram com folga o que poderia ser o ranking da cobrança de propina pelas polícias militares no país.
No Acre, a notícia divulgada ontem (7) teve repercussão pelo facebook. Após a primeira postagem na página social do deputado Major Rocha, mais de 16 já compartilharam a imagem do quadro que mostra o ranking em todo o Brasil.
Ainda de acordo a pesquisa, 2,6% dos ouvidos responderam terem sido vítimas de extorsão policial. Ao analisar quem são essas pessoas, o levantamento mostrou que cresce a probabilidade de uma pessoa ser alvo do achaque de PMs. Os pós-graduados têm 9 vezes mais chance de ser achacada do que uma pessoa sem instrução. Dentre as vítimas de extorsão, 59% têm escolaridade acima do ensino médio.
Quem ganha mais de R$ 13.560 (20 salários mínimos) tem 5,8 vezes mais chances de ser extorquido por um PM do que aqueles que ganham até R$ 678 (1 salário mínimo). Na leitura por faixa etária, o grupo de 25 a 34 anos é a maior vítima, representando 36,4% dos achacados.
Veja abaixo a distribuição das vítimas de extorsão por estado
Rio de Janeiro: 30,23%
São Paulo: 18,22%
Pará: 6,49%
Pernambuco: 6,05%
Bahia: 5,08%
Goiás: 4,34%
Paraná: 4,15%
Minas Gerais: 4,10%
Amazonas: 3,07%
Ceará: 2,54%
Rio Grande do Norte: 2,34%
Alagoas: 1,85%
Maranhão: 1,66%
Mato Grosso: 1,56%
Rio Grande do Sul: 1,27%
Santa Catarina: 1,27%
Espírito Santo: 1,07%
Paraíba: 1,07%
Amapá: 0,78%
Distrito Federal: 0,78%
Mato Grosso do Sul: 0,58%
Piauí: 0,58%
Sergipe: 0,48%
Tocantins: 0,19%
Rondônia: 0,19%
Acre: 0,04%Roraima: 0,04%
fonte: www.ac24horas.com

4 comentários:

  1. Poxa com um salário q tem nem minha vó seria corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Anonimo, Vossa Senhoria não sabe o que está falando. Os praças da corporação, que vai do soldado ao subtenente, deveriam receber melhor pelo serviço que prestam a sociedade. Todos os dias saem em proteção de quem, às vezes, não merece. O fato da polícia militar do estado do acre ser a mais honesta do Brasil não tem relação nenhuma com a remuneração a qual os policiais militares fazem jus pois se assim fosse muitos cargos públicos seriam livre de corrupção, não concorda? A Polícia Militar do Estado do Acre é a mais honesta por um motivo apenas: é a vontade que o policial militar tem fazer do nosso Estado um lugar realmente bom de se viver, seguro, pacífico, é o moral do guerreiro que não admite ser corrompido.
      Vista uma farda caqui, saia para combater o mau com o risco de perder sua vida e sobreviva com o salário que um policial militar vive, quando você fizer isso, terá propriedade para criticar.

      Silvio Araujo da Silva - Cmt da 2º Cia PM de Xapuri

      Excluir
  2. É seu anônimo, perdeu a grande chance de ficar calado kkkk. Pra você a PM é igual menino, quando está perto incomoda mas quando está longe faz falta.

    ResponderExcluir
  3. É!! OS MENSALEIROS SÃO PESSOAS COM FORTUNAS E MESMO DEPOIS DE CONDENADOS CONTINUAM MANDANDO NO PAÍS. CADÊ A CRITICA A ESTES CORRUPTOS. ISSO VC NÃO CRITICA POR QUE É ALIENADO, IMBECIL OU TÁ GANHANDO UMA BOQUINHA, OU SEJA, TAMBEM É CORRUPTO.

    ResponderExcluir