domingo, 6 de outubro de 2013

O Valor dos Bons Conselhos

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Algumas questões para a lição desse domingo nas Escolas Dominicais que utilizam as Lições Bíblicas da CPAD.

Teologia da Provérbios

"A teologia de Provérbios consiste em cinco aspectos: (1) Deus imutavelmente tem estruturado tanto o cosmo como a sociedade; (2) Deus nos revelou a estrutura social através deste livro; (3) a estrutura social consiste em uma união (ou nexo) entre obras e o destino; (4) adesão à estrutura ordenada do Senhor é uma questão do coração e (5) as palavras são poderosamente eficazes na formação de jovens corações." [Baker's Evangelical Dictionary of Biblical Theology]

Pecado 

O pecado em Provérbios não é tratado apenas como um problema moral, ou seja, a ideia que você peca porque é mau. O pecado é tratado como “falta de sabedoria”, ou seja, você peca porque é tolo, estúpido e ignorante. “O temor do Senhor é o princípio da ciência”, diz o sábio Salomão. Seja sábio para não pecar. Seja santo para ser sábio. 

Sabedoria ou Inteligência?

Qual a diferença entre sabedoria e inteligência? Ora, sabedoria é o “saber viver”. Inteligência é apenas acúmulo de informações e dados. Assim, podemos falar em “máquina inteligente”, mas jamais falaremos em “máquina sábia”. Ou seja, é possível ser muito inteligente, mas igualmente tolo. 

Fonte: http://www.teologiapentecostal.com/2013/10/o-valor-dos-bons-conselhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário