quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mulheres que abortaram discursam em marcha pró-vida nos EUA

Escrito por Oliveira Jr. |
prolife“Aquelas que se posicionam ao nosso lado são mulheres que compraram a ideia do aborto pensando que seria de grande auxílio para elas, mas experimentaram exatamente o oposto”.

Na última sexta-feira (25), centenas de milhares de ativistas pró-vida foram até Washington para anunciar que ainda estão trabalhando para reverter as decisões da Suprema Corte Americana a favor do aborto, e espalhar a mensagem que toda vida humana existe para ser acalentada e defendida.  Apesar da neve intensa e clima severo, uma multidão esteve presente ao comício e à Marcha pela Vida. Segundo o padre Frank Pavone, presidente da associação “Padres pela Vida” e líder do movimento Marcha pela Vida, após o comício teve início a marcha, que se deteve em frente à Suprema Corte americana, quando discursaram setenta mulheres que já haviam praticado o aborto testemunhando diante da multidão sobre a dor e o pesar do ato que cometeram.

 O pe. Pavone declarou:

Muitas pessoas pensam que o caso Roe vs. Wade permite somente abortos no primeiro trimestre de gravidez e somente em certas circunstâncias. Nós precisamos fazê-los saber de duas coisas: 1) o caso Roe vs. Wade permite abortos sob quaisquer circunstâncias em todos os nove meses de gestação; 2) o que o aborto realmente é. Os textos médicos referem-se ao aborto como decapitação e desmembramento, palavras muito perturbadoras que não vieram dos militantes pró-vida, mas dos atuais praticantes do aborto
.


Segundo o sacerdote, pelo menos metade dos estados americanos têm governadores e leis comprometidas com a vida e há real progresso nas casas legislativas americanas no mesmo sentido, apesar dos esforços do governo Obama para incentivar o assassinato de bebês em gestação. Em alguns estados, afirmou o padre, o aborto está limitado a 20 semanas porque após esse tempo as crianças no ventre materno já sentem dor. Isso nos enche de esperança neste ano em particular. 

Em 2012, uma campanha levada a cabo pelo presidente Obama, incentivava mulheres ao aborto, cujos custos seriam cobertos pelos empregadores. Os que se opuseram a essa agenda assassina foram acusados de travar guerra contra as mulheres. “É exatamente o oposto disso”, denunciou Pavone, acrescentando,

A guerra contra as mulheres, antes de tudo, é quando são rasgadas no ventre. Aquelas que se posicionam ao nosso lado são mulheres que compraram a ideia do aborto pensando que seria de grande auxílio para elas, mas experimentaram exatamente o oposto. Esta é a triste coisa sobre a ideologia que nós ouvimos vinda do Partido Democrata. Eles não ouvem as mulheres que fizeram abortos. Eles certamente não querem descrever o que é o aborto. A guerra contra as mulheres é a que está fazendo-as crer que o aborto é uma coisa boa, o que é uma mentira. Não há cura para a dor do aborto. Não há benefícios médicos no aborto, mas quando elas pensam que há, acabam ao nosso lado, como muitas aqui agora mesmo, dizendo ‘eu estou profundamente triste por ter abortado’.


O padre Pavone finalizou dizendo que há razões para o otimismo dos movimentos pró-vida, que estão conseguindo atingir mais e mais jovens a cada dia.

mídia sem máscara
Com informações do WND.

Vídeo: mendigo cantando em igreja vira sucesso na internet

Um vídeo postado na internet vem fazendo sucesso no Youtube por conta de um aspecto, a surpresa. Um mendigo teria entrado para pedir algo e, quando o pastor vai conversar com ele, acaba tendo uma surpresa. O jovem começa a cantar um hino numa bela interpretação “a capela”.

A gravação não oferece muitos detalhes, mas seria um fato ocorrido em uma igreja evangélica. Os vários comentários no Youtube e no Facebook mostram o entusiasmo das pessoas ao ouvirem a música “Um Milagre em Jericó”, sucesso na voz de Marcelo Nascimento.

Após dois minutos de louvor bem afinado, o vídeo encerra sem anunciar o nome do cantor, o que tem deixado muitos internautas curiosos. Muitos pedem informações sobre como ajudar o mendigo cantor, outros se dizem emocionados.

Fonte: GP
via Verdade Gospel.


Minissérie ‘José do Egito’ ajuda emissora a bater recorde no ibope

A minissérie “José do Egito” estreou na Record na noite nesta quarta-feira (30) com 13 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 62.000 domicílios na Grande São Paulo.

A boa média ajudou a novela “Balacobaco”, que bateu seu recorde e obteve 11 pontos de média – dois pontos a mais que seu melhor número anterior. A final da “Fazenda de Verão”, que sagrou a participante Angelis como campeã, marcou 10 pontos.

Fonte: Folha (via Verdade Gospel).

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CONTRAN REDUZ TOLERÂNCIA DE ÁLCOOL NO TESTE DO BAFÔMETRO

 
A partir de hoje (29), quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado. Pela resolução, se o teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.
 
Caso o teste aponte concentração igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar, o ato de dirigir passa a ser considerado crime e o motorista, além de pagar a multa e ter a carteira de motorista apreendida, será encaminhado a delegacia. Comprovada a embriaguez, o condutor pode ser condenado à detenção de seis meses a três anos.
 
Nem mesmo o uso de enxaguantes bucais com algum teor alcoólico escapa das novas regras. “A lei não dá margem. Qualquer concentração estará sujeita à penalidade. No caso do enxaguante, o caso teria que ser analisado individualmente, mas o condutor seria pego pelo bafômetro", explica o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
 
A embriaguez pode ser comprovada pelo teste do bafômetro, exames laboratoriais, vídeos ou testemunhos, de acordo com a resolução. Os policiais deverão preencher um questionário. No documento, marcarão os possíveis sinais de embriaguez que o condutor apresente, como sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes, odor de álcool no hálito, agressividade, exaltação, arrogância, ironia ou dispersão. De acordo com o ministro, não existe um número mínimo de características exigido para justificar a embriaguez. “Ele deve apresentar um conjunto dessas características. Geralmente uma vem acompanhada de mais. Quem decidirá a pena será o agente de trânsito”.
 
Caso o condutor apresente esses sinais, está sujeito às penas administrativas mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue. Para a infração ser considerada crime, é preciso a comprovação por meio de exames, não necessariamente de sangue. “Eles [os exames] serão determinados pelo agente de trânsito e o condutor será encaminhado ao laboratório indicado na delegacia”, explica o ministro. O condutor pode recorrer à Justiça.
 
Aguinaldo Ribeiro disse que, para melhor aplicação da legislação, os agentes de trânsito estão fazendo cursos de capacitação, que serão ampliados em 2013. O governo espera, com as medidas, reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito até 2020. De acordo com dados do ministério, a redução tem por base o número de mortes registrado em 2010, 42 mil.
 

TRÁFICO DE DROGAS


No dia 25 de janeiro de 2013, sexta-feira, por volta das 20h30min. a guarnição de rádio patrulha da polícia militar comandada pelo 3º SGT PM Ribeiro, tendo como patrulheiros o 3º SGT PM Serismar e SD PM Edcilvan Campos, recebeu uma denúncia via 190 dando conta de que o cidadão por nome de Raphael juntamente com outras pessoas estariam embalando e comercializando substância entorpecente. Tomando conhecimento dos fatos a guarnição da polícia militar deslocou-se até o local onde encontrou em posse de Raphael o valor de R$30,00 (trinta reais) e no chão da residência, bem próximo à porta, onde as outras pessoas estavam, foi encontrada uma embalagem grande contendo 24 (vinte e quatro) trouxinhas de uma substância análoga a entorpecente (cocaína). De imediato foi dado voz de prisão aos autores e conduzidos a Delegacia de Policia de Xapuri para os procedimentos de polícia judiciária. Juntamente com Raphael foi apreendido o menor A.P.S. que também estava no local no momento da prisão.

Raphael Felipe Araújo de Souza
 
A.P.S.
 

 


CRIMES AMBIENTAIS - POLUIÇÃO SONORA

 
Um dos problemas crônicos da segurança pública de Xapuri é a perturbação da tranquilidade ou do sossego alheio por meio de sons, ruídos, gritarias e algazarras tanto em residência como em carros com os seus “paredões de sons” que proporciona àqueles que dormem mais cedo ou são menos toleráveis, dias, noites e madrugadas insuportáveis.
A perturbação da tranquilidade ou do sossego alheio é uma contravenção penal que para ser configurada deve haver vítima que por sua vez faça a devida noticia crime na Delegacia de Xapuri ou pelo menos apresente-se a autoridade policial militar para exarar a sua insatisfação com a situação o que em 100% dos casos não acontece pois a vítima não quer se indispor com o algoz que em sua maioria é o vizinho.
Contudo, para o crime ambiental de poluição sonora não necessariamente necessita haver vítima para a configuração do delito penal pois para os crimes ambientais a vítima é toda a coletividade. Para configurar-se o crime ambiental de poluição sonora há a necessidade de um Medidor de Nível de Pressão Sonoro (MNPS) e os níveis devem estar condizentes com a tabela abaixo.

Tabela 1 – Nível Critério de Avaliação NCA para ambientes externos, em dB(A).

Tipos de áreas
Diurno
Noturno
Áreas de sítios e fazendas
40
35
Vizinhanças de hospitais (200 m além divisa)
45
40
Área estritamente residencial urbana
50
45
Área mista, predominantemente residencial, sem corredores de trânsito
55
50
Área mista, com vocação comercial e administrativa, sem corredores de trânsito
60
55
Área mista, com vocação recreacional, sem corredores de trânsito
65
55
Área mista até 40 m ao longo das laterais de um corredor de trânsito
70
55
Área predominantemente industrial
70
60

 Caso uma pessoa seja presa pelo crime ambiental de poluição sonora responderá a processo judicial, perderá o equipamento sonoro e poderá pagar multa que pode variar de R$5.000,00 a R$50.000.000,00 como forma de punição administrativa
A 2º Cia PM de Xapuri recebeu no último dia 18 de janeiro de 2013, segunda-feira, o 1º Tenente PM K. Albuquerque, Comandante da Policia Militar de Capixaba, que ministrou para os policiais militares de Xapuri instrução do Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS) mais conhecido por decibelímetro.
O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS) é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, sendo que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro.
O decibelímetro é uma nova arma da Policia Militar de Xapuri contra os crimes ambientais de poluição sonora e será utilizado nas “Operações Sossego” e em ações ordinárias da Rádio Patrulha (RP).
 



 

domingo, 27 de janeiro de 2013

UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO


Salmo 42:7

Às vezes parece que tudo nos corre mal. Quando a roda começa a andar para trás, é preciso um grande esforço para  poder fazê-la parar. Contudo, há que não desanimar. Há que inverter o sentido negativo da vida e passar a vivê-la no sentido do bem, do positivo, da boa qualidade, que nunca dispensa Deus da sua orientação.

Ao lermos o Salmo 42, parece-nos que o salmista tinha caído numa profunda depressão. "Um abismo chama outro abismo", um problema chama outro problema, uma luta atrai outra luta, uma desgraça leva-nos a outra, e lá vamos nós para o fundo do poço. Foi então que ele se lembrou da frescura das montagens do Jordão, da quietude das montanhas de Hermon, da paz da casa do Senhor e da alegria ali desfrutada.

É assim. De noite pode vir o temporal, a frustração, o plano inclinado para o mal, que parece ninguém poder deter, mas o Senhor lembra-se que somos Seus e, por isso, as Suas misericórdias são novas cada manhã e a Sua fidelidade dura para sempre.

"Porque estás abatida, ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim?"  Espera em Deus, pois ainda O louvarás pela Sua salvação e pela Sua maravilhosa presença. Não desanimes, confia n'Ele, espera nas Suas misericórdias, pois Ele te guardará de todo o mal e não deixará vacilar o teu pé, nem te deixará tropeçar em pedra alguma. Tão somente espera e confia no Senhor.

Não desanimes. Pára a roda que te é contrária. Inicia uma nova caminhada na fé, confiança e amor do Senhor. Ele te dará a vitória.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vídeo: jovens católicos são agredidos por manifestantes gays

Um grupo de jovens católicos do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira (IPCO) realizava uma campanha pacífica e ordeira contra o aborto e a ditadura homossexual, denominada Cruzada pela Família, no centro de Curitiba, no dia 14 de janeiro. Em determinado momento, começou a se formar um grupo numeroso de homossexuais e simpatizantes que passaram a agredir de diversas formas os jovens católicos. (Assista ao vídeo abaixo)
A Cruzada pela Família, promovida pelo IPCO, está percorrendo o Brasil fazendo uma campanha ordeira e pacífica contra as leis de aborto e a agenda do movimento homossexual, como o kit gay nas escolas, a lei de homofobia, entre outros princípios da fé cristã.
As cenas do vídeo, disponível na internet, são fortes e mostram os ativistas do movimento gay cercando os jovens católicos, cuspindo, agredindo e fazendo obscenidades contra os caravanistas, que reagiram com firmeza e educação.
 
As imagens falam por si e revelam os verdadeiros intolerantes, capazes de ações violentas contra os que defendem um posicionamento contrário ao deles.
Assista ao vídeo (cuidado pois são cenas fortes):
Fonte: IPCO (via verdade gospel)


domingo, 20 de janeiro de 2013

REVOLTANTE

Garota de 4 anos é estuprada e morta em Xapuri. Dependente químico com histórico de crimes sexuais confessou a policiais militares ter seviciado e matado a criança.

20130119_230328

Um crime bárbaro e revoltante abala a pequena Xapuri em plena véspera da festa do padroeiro da cidade, São Sebastião. A garota Maiquele Nonato de Oliveira, de apenas 4 anos de idade, foi encontrada morta, no início da noite deste sábado (19), em um quarto de um barraco localizado nas proximidades de sua casa, no conjunto habitacional Armando Nogueira, bairro Constantino Melo Sarkis, com fortes sinais de ter sido brutalmente estuprada.

O acusado é o dependente químico Jaisson Moreira de Moura, o “Pitbull”, 27 anos, que foi preso minutos após a descoberta do corpo da criança. O elemento, que já tem histórico de tentativas de estupro, era amigo do pai da vítima e passou todo o dia de sábado bebendo nas redondezas da residência de Maiquele. Ao ser capturado, Pitbull confessou a policiais militares que matou a garota e afirmou cinicamente que foi a criança quem o chamou para o quarto.

A mãe de Maiquele, Marinalva da Silva de Oliveira, 42, conta que a menina brincava com colegas na rua de sua casa quando desapareceu. Outras crianças relataram que ela seguiu o acusado quando este passou pelo local onde elas brincavam. Durante as buscas, o pai da garota, Antônio Nonato de Oliveira, chegou até a porta do barraco em que a filha foi estuprada e assassinada, quando encontrou Pitbull saindo do local. Perguntado se a havia visto, o criminoso respondeu calmamente que não e tomou rumo ignorado.

No interior da pequena casa, a menina já estava morta em cima de uma cama com um travesseiro sobre o rosto. O corpo foi encontrado por policiais militares que foram acionados cerca de 1 hora depois do desaparecimento. Maiquele estava deitada de barriga para cima, com a calcinha abaixada até os pés e com a vagina dilatada e ensanguentada. De acordo com um dos policiais, ela foi agredida de maneira tão violenta que defecou no lençol que forrava a cama.

O casal Antônio e Marinalva tem mais quatro filhos, todos pequenos. A mulher conta que Jaisson, apesar de ser conhecido de seu marido, nunca entrou em sua casa; mas horas antes do crime, foi até sua porta e pediu que ela fizesse um caldo de tambaqui para que ele “tirasse o gosto”. Marinalva o atendeu e preparou a refeição para o homem que instantes depois tiraria a vida de sua filha de uma maneira extremamente covarde.

20130119_230018

Marinalva afirmou também que tinha conhecimento de que Pitbull já havia estuprado uma garota em um beco. Mesmo assim tolerava a presença dele nas proximidades de sua casa e apenas se atentou para a possibilidade de sua filha ser atacada por ele quando a garota desapareceu. “Quando ela sumiu imaginei logo que ele pudesse ter feito alguma coisa com ela, mas nunca pensei que tivesse coragem de matar minha filha”, afirmou.

20130119_232023

Jaisson Moreira de Moura, o “Pitbull”, é conhecido na cidade como um maníaco sexual perigoso. Comenta-se sobre ele que estuprou uma mulher há cerca de 7 anos no município de Epitaciolândia. Mais recentemente, em Xapuri, foi acusado de atacar uma criança em um beco. No ano passado, Pitbull foi flagrado em atitude suspeita com duas sobrinhas na residência de uma irmã de criação.

O delegado de polícia de Xapuri, Antônio Carlos Marques Mello, que está na cidade há pouco tempo, disse desconhecer se o indivíduo foi denunciado por esses supostos crimes, mas prometeu se inteirar da situação dele na manhã deste domingo (20), quando também ouvirá, além  do acusado, os pais e as demais testemunhas desse crime hediondo.

O corpo da garota Maiquele, que completaria 5 anos no próximo dia 22 de abril, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Rio Branco ainda na noite do sábado. Apesar de todas as evidências do crime sexual seguido de morte, o estupro deverá ser confirmado através dos exames cadavéricos. As roupas que o acusado trajava no momento da prisão também foram encaminhadas para perícia.
FONTE: http://raimari9.blogspot.com.br/

sábado, 19 de janeiro de 2013

07 Mil que não se dobraram



Sete Mil, Além De Mim  |  Pr. Olavo Feijó

1 Reis 19:18 - Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

Como resultado de sua fidelidade a Jeová, o que Elias ganhou? Uma ameaça de morte, da parte da idólatra e perversa rainha Jezabel. Quando o profeta reclamou, inclusive lamentando que somente ele se importava com as coisas certas, o Senhor lhe deu ânimo corrigiu a miopia dele: “também eu fiz ficar em Israel sete mil; todos os joelhos que não se dobraram a Baal” (I Reis 19:18).

Não é verdade que, de vez em quando, nos sentimos cansados de fazer o que é certo? E nos sentimos até ameaçados, achando que estamos sozinhos e que não existe mais ninguém envolvido em fazer a vontade do Senhor?

Quando Elias chegou a este ponto, abriu o coração diante do Senhor e reclamou da sua solidão, no esforço de servir o Reino. Aí, o Senhor fez com Elias aquilo que Ele quer fazer conosco, no nosso desânimo. Primeiro, ele recarregou as baterias do seu servo. Depois, informou a ele que havia sete mil que continuavam fieis.

Não estamos sozinhos. Além do Senhor, que nunca nos abandona, ainda existem sete mil do nosso lado. Mesmo não os conhecendo, o Senhor garante que eles existem. Nossa tarefa é manter nossa fidelidade ao Senhor. E, também, orar pelos outros, que lutam por se manter fiéis. O Senhor garante a vitória. De vez em quando, pense nos outros sete mil.

Fonte do texto: http://devocionais.amoremcristo.com/devocionais_texto.asp?id=285

 O texto de Apocalipse 21:8 diz: ‘Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte’.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

OPERAÇÃO TRÂNSITO SEGURO/ÁLCOOL ZERO


A Polícia Militar de Xapuri realizou no dia 16 de janeiro, quarta-feira,  mais uma “Operação Trânsito Seguro”.
A Operação Trânsito Seguro/Álcool Zero é uma ação que faz parte das metas operacionais impostas pela Secretária Estadual de Segurança Pública firmados através do “Pacto Pela Paz”.
Essa operação tem o principal objetivo de realizar fiscalização de trânsito nos perímetros urbanos e rurais do município. É uma operação bastante oportuna para o momento atual que a cidade de Xapuri está vivendo pois o número de veículos que circular pelas ruas da “princesinha” aumentaram e continuarão aumentando, durante as festividades da festa do Padroeira da Cidade.
Com as fiscalizações de trânsito, a 2º Cia Pm de Xapuri pretende conscientizar os condutores de veículos automotores que as infrações de trânsito de modo geral e principalmente a combinação de álcool com direção muitas vezes geram acidentes de trânsito que a todo ano vitimam cidadãos xapurienses.
Na operação realizada ontem, foram abordados mais de 100, veículos, sendo que todos os seus condutores foram voluntários para realizar o teste bafométrico. Ao todo foram realizados 104 testes. Foram feitas 02 notificações de trânsito por embriaguez e os condutores terão que pagar R$1.915,40 caso sejam multados. Dois condutores que apresentaram concentração superior à 0,30 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, foram presos e conduzidos à Delegacia Geral de Xapuri, pelo crime de conduzir, embriagado, veículo automotor, além de terem sidos notificados pela infração de trânsito que cometeram em que terão que pagar R$1.915,40 de multa além da fiança para podem ser liberados da Delegacia. Vale ressaltar que caso esses cidadãos que foram notificados sejam reincidentes dentro de um ano, os valores acima dobram e os mesmos poderão pagar multa de R$3.830,80.
A Polícia Militar de Xapuri irá continuar com a Operação Trânsito Seguro/Álcool Zero durante as festividades do “20 de Janeiro” onde contará com apoio vindo de Rio Branco. Seremos implacáveis com aquelas pessoas que teimam em colocar sua própria vida e a dos outros em risco. Buscamos uma cidade com uma cultura de responsabilidade no trânsito e por consequência uma cidade com uma trânsito realmente mais seguro.






quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Auxílio Reclusão - UMA VERGONHA! (agora entendi porque dizem que as leis no Brasil são feitas por criminosos e sancionadas em Brasília, pra variar, o trabalhador doente ou acidentado recebe menos que o delinquente)

INSS vai pagar até R$ 4.159 ao mês para
famílias de presos em 2013. Entenda o benefício

Pensão dos detentos é maior que auxílio pago a trabalhador doente
 
ANTES DE LER O ARTIGO ABAIXO, ASSISTAM (OUÇAM) ISSO:
Gleyson Pereira, do R7
presos detentosDirceu Portugal/Estadão Conteúdo
Valor do benefício varia de acordo com a contribuição do segurado à Previdência Social e parte de um salário mínimo (R$ 678). Se o preso for solteiro e sem filhos, a pensão pode ser retirada pelos pais, ou, ainda, pelos irmãos


A partir de fevereiro, famílias de presos poderão receber até R$ 4.159 ao mês do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelo auxílio-reclusão. O valor do benefício varia de acordo com a contribuição do segurado à Previdência Social e parte de um salário mínimo (R$ 678). Entenda as regras de concessão no quadro abaixo.

O teto do auxílio é o mesmo da aposentadoria e segue a correção prevista em lei. No ano passado, o valor máximo era de R$ 3.912, 
mas acaba de ser corrigido em 6,2% pelo INPC(Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para quem ganha acima de um mínimo em 2013.
Você acha que o benefício é justo?

Do total de 549.577 presos em todo o País, apenas 38.362 recebem o auxílio-reclusão. Eles custam R$ 37,6 milhões ao mês aos cofres da Previdência Social, informa o próprio órgão. O valor médio pago às famílias dos detentos é de R$ 981,79 mensais.
R7 apurou que a pensão dos presos é maior do que a recebida por trabalhadores assalariados que precisam se afastar do emprego por doença ou acidente. A explicação está no cálculo feito sobre a contribuição do segurado.
Veja mudanças que vão mexer com o bolso do brasileiro

Enquanto o percentual considerado sobre o salário de benefício em casos de doença ou acidente fica em 91% e 50%, respectivamente, no caso dos detentos, o valor é integral, ou seja, 100%, detalha o professor de direito previdenciário da PUC-SP, Wagner Balera.

— Se ele for preso por dez anos em regime fechado, ele vai receber por dez anos. O benefício cessa no segundo mês após a liberdade do segurado. São as regras.

Porém, não são todos os presos que têm direito à ajuda do governo. Há uma série de exigências para que a família possa receber esse valor mensal.

A principal delas é o detento estar na condição de segurado, ou seja, ter contribuído para o INSS com salário de contribuição igual ou menor a R$ 915,05 até um mês antes da prisão.

Apesar de não exigir carência, para receber o valor máximo (R$ 4.157,05) é preciso que o segurado tenha contribuído por muitos anos com valores superiores aos R$ 915,05, já que o auxílio corresponde à média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição, alerta o especialista em direito previdenciário do Innocenti Advogados Associados,Victor Grossi Nakamoto. E avisa:

— Como não há carência, se ele contribuiu com apenas um mês e for preso, tem direito ao auxílio-reclusão. Se contribuiu com menos que o salário base do teto, claro, vai receber menos.

Os dependentes começam a receber o benefício em até 30 dias. Em caso de fuga, o auxílio-reclusão é suspenso. 
Saiba como garantir o benefício
Quem foi preso e contribuía com o INSS pode pedir a grana
O QUE É
O  auxílio-reclusão é um benefício previdenciário voltado para dependentes de detentos segurados pelo INSS que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto.
 
R$ 4.157
R$ 37.6 milhões
É o valor máximo a mensal que pode chegar o benefício em 2013. O valor varia de acordo com a contribuição do segurado. A maioria recebe um salário mínimo (R$ 678)
É quanto a Previdência Social gasta por mês com o pagamento do benefício. Do total de549.577 presos em todo o País, apenas 38.362recebem auxílio-reclusão
 
QUEM PODE
Trabalhador que foi recolhido pela Justiça e contribuía com o INSS com salário-base igual ou menor a
R$ 915,05 até um ano antes do momento da prisão.
QUEM RECEBE
CARÊNCIA
A prioridade são os dependentes diretos do preso, ou seja, mulheres ou marido e/ou companheiro(a) estável, e os filhos (até 21 anos). Ou, ainda, enteados que estejam sob tutela do segurado e não tenham meios para se sustentar.
Não há! Contribuiu um mês, já recebe. Na ausência dos dependentes diretos, o benefício pode ser retirado pelos pais, ou, ainda, pelos irmãos; companheiro(a) homossexual do segurado(a) também tem direito a receber o auxílio-reclusão, desde que comprovada a vida em comum.
COMO PEDIR
QUAIS DOCUMENTOS LEVAR*
O benefício deve ser solicitado por meio de agendamento prévio, pela internet, no portal da Previdência Social, ou pelo telefone 135.  Também é possível fazer o pedido nas agências da Previdência Social mediante a entrega da documentação solicitada.
·         Carteira de identidade ou carteira de trabalho e Previdência Social, e CPF;
·         Número do PIS/Pasesp ou número de inscrição do contribuinte individual;
·         Documento que comprove a prisão do segurado.

*A lista completa dos documentos exigidos pode ser consultada no site da Previdência Social, de acordo com cada caso. Acesse:www.previdencia.gov.br
PRAZO PARA RECEBIMENTO
A Previdência tem até 30 dias da data do requerimento do dependente do preso para fazer o pagamento do benefício.
O pedido deve ser feito por meio de depósito bancário em conta aberta pelo próprio INSS ou na conta que o beneficiário preferir.
Fonte: Ministério da Previdência Social e Diário Oficial
 Via

domingo, 13 de janeiro de 2013

Imbecis sem Deus

Escrito por Luiz Felipe Adurens Cordeiro
A estupidez, afirma Voegelin, sempre foi um fenômeno reconhecido pelas civilizações antigas: o nabal (tolo) em hebraico, o amathes (homem irracionalmente ignorante) platônico, o stultus (tolo) de Tomás de Aquino. Todos os três criadores da desordem na sociedade em razão da “imagem defeituosa da realidade” com a qual enxergam a existência.

Qual o objetivo da filosofia política? Segundo o professor Olavo de Carvalho, é o de “iluminar intelectivamente a experiência da ordem (ou desordem) político-social”. E desde os tempos de Sócrates, Platão e Aristóteles o esforço explicativo da filosofia política foi balizado pelas “duas outras ordens que, com ela (com a ordem política e social) compõem a estrutura integral da realidade: a ordem cósmica ou divina (do natural ao sobrenatural) e a ordem interior da alma tal como o filósofo a descobre e a realiza em si próprio mediante a participação consciente na sociedade e no cosmos”.


Nos livros Jardim das Aflições, O Imbecil Coletivo, e em seu site pessoal, o professor Olavo publicou imagem que mostra a articulação das três ordens que compõe a estrutura integral da realidade:

cruz
Uma filosofia política deve, então, estudar e esclarecer o “mundo” humano, mas sem se esquecer, no entanto, do resto da realidade, ou seja, da alma individual, do “mundo” natural e, claro, de Deus.

Não precisamos imaginar o que aconteceria com a análise da política se Deus fosse deixado de lado, pois é exatamente o que acontece no mundo Ocidental desde pelo menos o século XVII. Se nas concepções clássicas e cristã “a substância da ordem consiste na homonoia de seus membros”, ou seja, se os indivíduos “são membros da sociedade na medida em que participam do nous, no sentido clássico, ou do logos, no sentido cristão”, a partir de Hobbes o summum malum substitui o summum bonum divino na hierarquia do ser.[1]

A consequência dessa substituição do summum bonum pelo summum malum é o que Eric Voegelin chamou de “redução ontológica”: numa busca desesperada por peças de reposição para o nous e o logos (tentativa que Voegelin chama de “sucedâneos ontológicos para a ordem”), os “filósofos” foram “resvalando hierarquia abaixo” da estrutura do ser. 

Partiram de Deus (concepção clássica e cristã) e aterrissaram de cabeça nos fluidos dos impulsos biológicos (psicologia do inconsciente de Freud), passando pela guilhotina da razão (iluministas),se embrulhando na inteligência pragmática, abraçando a utilidade (John Stuart Mill e utilitaristas), sendo esmagados pelas forças de produção (Karl Marx) e pelos determinismos raciais (Gobineau). 

A descrição, análise e preocupação com o fenômeno da “perda de Deus” – e as conseqüências dessa perda – são parte importante das obras de Olavo de Carvalho e Eric Voegelin. Dentre elas está o fenômeno de estupidificação ou idiotização pelos quais passam os indivíduos e sociedades. 

Voegelin começa a explicar a estupidez humana com a pergunta: o que é o homem? Segundo o filósofo, duas respostas foram delineadas por duas civilizações que tiveram experiências distintas sobre o que é o homem: as resposta helênica e resposta israelita. 

Os filósofos gregos do período clássico experienciaram o homem como sendo um ser constituídos pela razão (nous). Os israelitas, o experienciaram como sendo “o ser a quem Deus dirige a sua palavra, ou seja, como um ser pneumático que está aberto à palavra de Deus”[2]. Na perspectiva greco-hebraica, o homem é, pois, constituído de razão e espírito. 

Mas o que significa existir constituído pela razão e pelo espírito, pergunta Voegelin. Significa que, tanto a experiência da razão, feita pelos gregos, quanto a do espírito, feita pelos judeus, mostram que o homem tem uma experiência de si mesmo como um ser que não existe por si mesmo, ou seja, existe em um mundo já dado; mundo que existe “em razão de um mistério”; mistério que é a causa do ser do mundo; mundo do qual o homem é um componente. E o nome dessa causa misteriosa é Deus. 

Os conceitos methexis e participatio, grego e latino, respectivamente, significam participação no divino. A primeira é um “sair de nós mesmos em direção ao divino”, à Sabedoria, por meio da razão; a segunda é o “encontro amoroso através da palavra”, do Logos, por meio do espírito, da revelação. E é nessa participação no divino que a dignidade específica do homem reside, conclui Voegelin; nossa dignidade está no fato de sermos “teomórficos” (grego), de sermos a “imagem de Deus” (judaísmo e cristianismo)[3]

A “perda de Deus” é, ao mesmo tempo, uma negação da participação do ser humano no divino. E como é essa participação a constituição essencial do homem, a desdivinização é acompanhada, necessariamente, de um processo de desumanização. Conseqüência de “um fechamento deliberado de si mesmo para o divino”, a desdivinação provoca a “perda da realidade”, já que Deus é o “fundamento do ser”, é a possibilidade de tudo o que existe[4]

Perdida a experiência da realidade divina, do fundamento do ser, os indivíduos e as sociedades tornam-se incapaz de orientar corretamente sua atuação no mundo, tornando-se, assim, estúpidos, imbecis. 

A estupidez, afirma Voegelin, sempre foi um fenômeno reconhecido pelas civilizações antigas: o nabal (tolo) em hebraico, o amathes (homem irracionalmente ignorante) platônico, o stultus (tolo) de Tomás de Aquino. Todos os três criadores da desordem na sociedade em razão da “imagem defeituosa da realidade”[5] com a qual enxergam a existência. 

Numa aula em que aborda a filosofia de Santo Agostinho, Olavo de Carvalho expressa sua posição sobre o fenômeno da imbecilidade; posição muito similar a de Voegelin: 

O ser humano emerge para dentro da vida a partir de um fundo que lhe permanece desconhecido, mas que continua dentro de si como um componente problemático. Então o homem é aquele que se pergunta sobre o seu fundamento. Isto já estava dito nos gregos. Platão colocava que o homem que não tem esta interrogação sobre o fundamento da sua existência era chamado amathes (mathes, da raiz “saber”), o homem sem saber, sem sabedoria. Amathes pode ser traduzido como “homem estúpido” (ou idiota, ou imbecil). 

(Quando publiquei um livro chamado O Imbecil Coletivo, todo mundo só pensou que era insulto. Não! O conceito de “imbecil” é um conceito filosófico que tem uma tradição de 2.400 anos. É um conceito perfeito...Não, não estou brincando! É uma coisa perfeitamente delineada, que tem um imensa bibliografia, que vai desde Platão até o século XX, quando se tem estudos sobre isso. Há o famoso estudo de Robert Musil, Über die Dummheit. Dummheit é um palavra até mais...até pelo som se vê. Esse “dum” quer dizer que o sujeito é um negócio fechado, sem nenhum interesse, é maciço. Dummheit só pode ser estupidez maciça. Esse é um livro de trinta páginas, absolutamente maravilhoso, continuação de uma tradição). 

Então, quando um filósofo fala da imbecilidade ou da estupidez, ele sabe do que está falando. É um fenômeno gravíssimo da constituição humana que se manifesta pelo desinteresse pelo fundamento. O fundamento é aquilo que está dentro de você e que o transcende, é a parte misteriosa, é o apeíron, o indefinido que está embaixo e dentro de você, e acima também. Quando você se fecha para este fundo, quando não quer mais saber dele, fechou-se só naquilo que constitui você mesmo tal como você está; fechou-se no mesmo. “Mesmo”, em grego, é idios, então você se tornou um idiotes, que é um indivíduo que só sabe do mesmo, que não conhece aquela alteridade, aquele outro, aquele fundamento abissal que existe dentro dele. Só sabe dele mesmo, daquilo que ele mesmo pôs no circuito dele mesmo. Tudo o que constitui sua verdadeira realidade e que vem de fora, vem de cima e vem de baixo, vem do infinito, para ele não existe. Então, é evidente que é um idiota! Ele não sabe onde está! [6]

A perda de Deus desorientou tanto a ordem política e social do Ocidente quanto àqueles que deveriam elucidar e explicar essa ordem, ou seja, os filósofos políticos. As tentativas de explicar a mixórdia dos últimos séculos são elas mesmas mixórdias. E assim, montados sob os ombros de falsos gigantes tornamo-nos imbecis sem Deus. Na teoria e na prática.     


Notas:


[1] VOEGELIN, Eric. Bases morais necessárias à comunicação em uma democracia. http://migre.me/cMsX9
[2] VOEGELIN, Eric. Hitler e ao alemães.. 1.ed, São Paulo, É Realizações, 2008, p.117.
[3] Op.cit, 2008, p.118.
[4] Op.cit, 2008, p. 119.
[5] Op.cit, 2008, p. 121.
[6] CARVALHO, Olavo. História Essencial da Filosofia, v.10, Santo Agostinho. 1ed., São Paulo, É realizações, 2003, p.26-27.

Luiz Felipe Adurens Cordeiro é sociólogo e jornalista.
Fonte: mídia sem máscara