terça-feira, 6 de maio de 2014

O que você quer que as pessoas digam em seu funeral?


por Mark Altrogge 

Ultimamente eu tenho me feito uma pergunta.

Eu fiz recentemente dois funerais. Em ambos os membros da família e amigos compartilharam nos funerais de seus entes queridos suas memórias. 

Eles compartilharam algumas histórias engraçadas sobre cada um. Mas o que eles falaram sobre mais foram dos atos de bondade ou de amor que eles fizeram. 

Sobre  suas reflexões e como eles serviram a outros. Sobre  como a mulher era uma esposa maravilhosa, mãe e avó. Sobre como o homem era um grande marido, pai e avô. Sobre a forma com que cada um deles amava o Senhor e amava as pessoas.

Não houve exaltações de suas grandes realizações ou quanto dinheiro eles fizeram. Nada sobre prêmios ou reconhecimento. Nenhuma lista de edifícios que tinham construído ou invenções patenteadas ou das grandes descobertas que eles tinham feito.

Isto me fez refletir em uma questão, que devemos nos perguntar: O que você quer que as pessoas digam sobre você em seu funeral?

O que quer que seus filhos dizem? O que a sua esposa diria? Será que as pessoas diriam coisas como, ela era uma ótima mãe. Ele era um marido maravilhoso - ele realmente cuidou muito bem de sua esposa em seus últimos anos. Ela era a mulher mais humilde que eu conhecia. Ele era o melhor irmão do mundo. Ele sempre colocou os outros em primeiro lugar. Minha mãe sempre teve tempo para nos escutar. Papai fez muito por nós quando éramos crianças. Ela era minha melhor amiga. Ele estava sempre servindo alguém. Ela nunca pensou em si mesma.

Ou será que os seus entes queridos dirão coisas como esta: Eu realmente nunca soube quem era meu pai porque ele estava sempre no trabalho. Mamãe não teve muito tempo para nós. Papai sempre me pareceu desapontado comigo. Mamãe e eu não falavamos muito. Papai parecia que estava com raiva de nós o tempo todo.

Se você olhar para todas estas declarações, boas e ruins, todas elas têm a ver com as relações e caráter. Relacionamentos: ela era uma mãe amorosa. Papai sempre teve tempo para nós. Minha mãe era minha melhor amiga. E caráter: ela era a mulher mais humilde que eu conhecia. Toda semana ela auxiliava alguém. Ele estava sempre alegre.

Relacionamentos e caráter. Isso é o que vai importar no final. Certa vez, ouvi a seguinte declaração: Sucesso em qualquer outra área da vida não pode compensar o fracasso no lar. Isto não é para condenar ninguém - eu falhei muitas vezes como um marido e pai. Mas, em relação ao que estamos tratando, esta declaração me ajuda a focar. 

E se eu sou o homem mais "bem sucedido" do mundo? E se eu conseguir muito dinheiro ou conseguir criar o próximo YouTube, e ainda assim negligenciar a minha esposa e filhos? Será que eu realmente serei bem sucedido? O que eu quero que as pessoas digam no meu funeral?

Uma questão ainda mais importante: o que Deus dirá quando você morrer? Será que ele vai dizer: "Bom trabalho, servo bom e fiel. Entre na alegria do teu senhor "! Ouvir essas palavras significaria mais do que qualquer outra coisa.

O que você quer que as pessoas digam sobre você em seu funeral? Esta questão nos ajuda a se concentrar no que é realmente importante. Faz-nos lembrar do que realmente importa no final.

Podemos ganhar o mundo e perder a nossa alma. Nós podemos ir atrás de riquezas e perder relacionamentos. Podemos buscar o sucesso em detrimento do caráter. 

Sendo assim, não me preocuparei pelo que dirão em meu funeral.

Por Mark Altrogge, The Blazing Center | Traduzido e Adaptado por Carlos Reghine | original aqui

Leia também:



http://reformandome.blogspot.com.br/2014/05/o-que-voce-quer-que-as-pessoas-digam-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário