terça-feira, 1 de julho de 2014

Como apaziguar discussões


Gênesis 13.1-18

Irmãos e irmãs geralmente brigam. Alguns até discutem como os pais. Crianças vizinhas entram em discussão a respeito de quase todos os jogos e brincadeiras. Até mesmo os melhores amigos, ás vezes, discordam entre si. É possível fazer cessar todas as disputas? Abraão (Abrão) tinha muitas disputas a apaziguar. De fato, uma vez, a discussão foi tão séria, que ele, sua família e seus empregados tiveram de se separar de seu sobrinho Ló, bem como da família e dos empregados dele. Os homens de Abraão estavam lutando com os homens de Ló por causa dos pastos para os bois e as ovelhas. Havia gado demais para que a terra os comportasse. Abraão decidiu conversar com Ló sobre o caso, e eles resolveram o problema. Veja o que você pode aprender com Abraão.

1º passo – seja o primeiro

Enfrentando sério conflito com seu sobrinho. Abraão tomou a iniciativa de pôr fim à luta. Ele não ficou esperando que a situação piorasse. Outros podem ser o primeiro a começar a contenda, mas você deve ser o primeiro a abrir o caminho para a solução.

2º passo – seja o último

Abraão deixou Ló ser o primeiro a escolher a terra. Ló é claro, ficou com a melhor parte para si. Geralmente, a outra pessoa fará isto, mas nem sempre. Às vezes, você encontrará um modo de dividir igualmente. Contudo, mesmo que o caso signifique não conseguir o que você deseja, esteja disposto a escolher por último.

3º passo – esteja em paz

Para Abraão, a paz familiar era mais importante que os seus desejos pessoais. Seu exemplo nos mostra como reagir numa difícil situação familiar. Você poderá ser o pacificador em sua família, em vez de um encrenqueiro.

Fonte: Notas da Bíblia NTLH – Bíblia do Adolescente, aplicação pessoal
via http://reformandome.blogspot.ae/2012/03/como-apaziguar-discussoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário