quarta-feira, 17 de junho de 2015

10 dicas para pressionar congressistas a seu favor

POR 

PSG-L
Na era da Internet, a pressão de parlamentares é essencial para a obtenção de resultados políticos. É, também, um dos métodos essenciais que eu indico neste blog. Sempre peço “pressionem parlamentares, é isso que vocês tem que fazer”. E me perguntam: “Mas como eu faço isso?”. Então aqui vão algumas dicas, tanto para pressão no ambiente virtual como no mundo fora da Internet.
1. Sempre que possível, atue de forma organizada (e foque nos líderes)
Este é um item essencial. Você até consegue fazer pressão isolada. Mas se você fizer parte de uma comunidade (pode ser das redes sociais ou não) tudo pode ser facilitado. Se a ação for organizada de forma centralizada, melhor ainda. É muito melhor ter 100 ou 150 pessoas indo conversar com um deputado falando no mesmo tom do que apenas 1 gato pingado. Às vezes, o melhor é ter um comitê que centralize a discussão, mas representando as ideias do todo. Seja como for, organização tende a ser  melhor que a desorganização. Uma outra dica essencial é focar nos líderes dos partidos, pois isso poupará tempo. Um líder de partido geralmente capitaneia a votação de todos os restantes. Com exceção dos líderes, busque mais algumas figuras representativas, que influenciem o restante.
2. Entenda as divisões na política
Os políticos que estão no Congresso se dividem em três grupos: (1) Comprometidos com TEU projeto, (2) Comprometidos com o projeto do TEU inimigo, (3) Sem comprometimento com ambos os projetos. O grupo (3) é o maior deles. Por exemplo, com os projetos totalitários do PT, temos PT, PSOL, PCdoB e PROS. Eles estão no grupo (2). Não há pressão positiva a fazer sobre o grupo (2). Há ataque (pressão negativa) e nada mais. O grupo (1) é pequeno, e precisa não de pressão, mas apoio. Ali temos o DEM e nada mais. Se eles já estão comprometidos com teu projeto, então é só apoiá-los. O grupo (3) é a mina: eles devem ser pressionados, e deles exigirmos resultados. Por exemplo, nesta semana teremos votações importantes no Congresso. Todos desse grupo (3) estão na lista dos que devem ser pressionados. Como não dá para falar com os 330 a 380 que estão nesse grupo, foque nos líderes.
3. Você não está discutindo relação amorosa, como namoro ou casamento (tudo é uma grande negociação)
Em relacionamentos amorosos, uma traição tende a significar o fim do caminho. Isto é justificável. Mas não na política. Por exemplo, se o PMDB se aliou ao PT por 12 anos (eis a “traição”), ao mesmo tempo o partido tem danificado a agenda totalitária bolivariana. Por este motivo, não vamos contar com o trabalho do PMDB recente? Claro que vamos. Boa parte da direita ultimamente tem demonstrado seríssimos problemas para entender isso. Para te ajudar, tente pensar em tudo como uma grande negociação. Focando nos 3 grupos que citei, imagine que não há negociação alguma a fazer com PT, PSOL, PCdoB e PROS. O restante ou já está do seu lado (e você tem que garantir o apoio) ou deve ser pressionado em sua agenda. Como é uma negociação, pense (mas não seja tão explícito ou ameaçador) que você tem a seu favor o poder de arranhar a reputação dele e desgastá-lo. Ele tem sua reputação. O que está sob negociação? O apoio dele a propostas alinhadas com o teu projeto, e rejeição à propostas de seu inimigo. Esta é a maneira de encarar a interação com deputados e senadores.
4. Tenha seu objetivo em mente
Qual é o seu objetivo? No meu caso, sempre sou claro: derrubar todos os projetos totalitários do PT. Como estudei o processo de tomada de poder em países bolivarianos, sei que tudo se baseia apenas em propostas desse tipo: (1) Financiamento exclusivamente público de campanha, (2) Fim de financiamento privado, (3) Controle de Internet, com iniciativas como Humaniza Redes, (4) Censura de mídia, (5) Manutenção dos métodos de aparelhamento estatal, (6) Unificação das polícias, (7) Manutenção da impunidade de menores, (8) Manutenção do desarmamento. E daí por diante, com as principais sempre focadas no controle do fluxo de informações. Logo, eu foco em impedir que o PT aprove essas iniciativas. Você já parou para se perguntar por que você luta? Quais são suas prioridades? Bem, eu apresentei uma sugestão. Claro que existem outras táticas, elogiáveis até, como (9) Fim de urnas eletrônicas e (10) Impeachment. Mas eu acho que não podemos focar só nessas duas últimas, pois se o PT censurar a Internet e a mídia, esqueçam todas as demandas por um bom tempo, pois como pode um povo censurado falar em impeachment e fim de urnas eletrônicas? Não pode.
5. Seja claro nas demandas, explique a estratégia oponente e controle o frame
É preciso falar o que você quer de maneira clara. Por exemplo, não fale apenas em “financiamento privado de campanhas”, mas fale em “tirar o poder do PT usar o estado a seu favor e limitar o financiamento dos oponentes, ao mesmo tempo em que pode usar o estado a seu favor para propaganda institucional sem parar”. Em seguida, se posicione, dizendo: “estou demandando que o PT não consiga dar um golpe para se eternizar no poder”. Daí inicie a discussão. Ser claro nas demandas se baseia em definir qual o cenário e pelo que você luta.  Imagine a tática do governo para implementar o projeto de 30% de deputadas femininas. Para falar disso, aborde a estratégia de tomada de poder totalitário do PT, valendo-se de uma multidão de mulheres vindas de áreas como Humanas, Jornalismo e outras profissões preferidas por mulheres, e cujas faculdades foram aparelhadas pelos bolivarianos, a partir da estratégia gramsciana. Em seguida, ao ser claro em sua demanda, você não está mais falando em frases vagas, mas em demandas relacionadas à estratégia. Nunca fale nos termos que ajudem o outro lado. Alinhe a comunicação. Por exemplo, imagine que um congressista lhe diga: “Você gostaria de falar da redução da maioridade penal?”. Sua resposta: “Sim, pois o fim da impunidade para menores que cometam crimes violentos é imperativa”. Quando lhe for dito: “Vamos então falar sobre financiamento privado de campanha”. Sua resposta: “Exato, a liberdade de financiamento de campanha, essencial para que o PT não consiga ditar as regras do jogo, é urgente para nós”. Sobre “cotas para deputadas mulheres”, responda com “fim da soberania do voto”. E assim, sucessivamente, escolha os termos adequados.
6. Delimite os lados na guerra e explique as consequências
Ainda dando sequência ao passo anterior, esteja claro ao definir, sempre, os dois lados na guerra política: os totalitários do PT contra os republicanos, e você deve deixar claro que está em um conflito e a discussão está colocando nossa liberdade em jogo. Isto não é uma discussão banal. O congressista com quem você deve estar discutindo precisa estar ciente de que está em uma situação limite, e que a opção dele pode custar-lhe caro, em termos de reputação, pois estamos falando de uma guerra política.  Ao mesmo tempo, seja assertivo ao deixar claras todas as consequências da opção dele em não adotar suas demandas. Como exemplo, diga: “Geraldo Alckmin, você está ciente de que se acabar se aliando ao PT nessa questão de manter a impunidade de menores, você estará deixando claro que seu partido não se importa com mulheres estupradas ou vítimas de latrocínio desses menores?”. Ou então: “Você está ciente de que se não aprovar o financiamento privado de campanhas, o PT irá limitar o valor de cada partido, conhecer esse valor previamente, e depois estipular 9 ou 10 vezes mais somente de publicidade institucional para se perpetuar no poder? Você está em público aceitando as consequências de aprovar a proposta petista?”. Nunca se esqueça também de definir encruzilhadas e escolhas.
7. Promova sua tese, e desafie a tese contrário
O deputado de perfil 3 (lembre-se do item 2 desta lista) está aberto à melhor oferta. E sua oferta é baseada no seu poder de pressão sobre ele no que diz respeito a arranhar a reputação dele (embora você não precise ser explícito quanto a isso). A oferta do governo é baseada em cargos e benefícios. Ele precisa colocar essas coisas na balança. Por isso, ele muitas vezes vai ter na manga um argumento para dar uma ideia de que “é uma decisão difícil, pois há pontos em favor da proposta dele, assim como da tua”. Seja firme e refute os argumentos contrários. Por exemplo, na questão da maioridade penal, é uma moleza refutá-los. Na questão do desarmamento também. Para todas as questões sugeridas, é possível refutá-lo. Não dê espaço para a argumentação ruim. Refute-a. Isso aumenta o poder de negociação de quem está pressionando.
8. Seja educado, mas assertivo (você está negociando)
Lembre-se que você tem em mãos o poder de desgastar o congressista e roubar-lhe votos. É um poder significativo. Mas ao mesmo tempo você está negociando. Evite ficar nervoso. Ao contrário, seja sereno, calmo, mas assertivo. Ao perder a calma, você não apenas demonstra ser uma ameaça, como pode ser “fotografado” pelo seu oponente (da extrema esquerda) e facilitar a vida deste último na hora de se aproximar do mesmo congressista dizendo: “Cuidado, não ouça esses extremistas”. Creio que você não quer ser “fotografado” assim, certo? Alguns poderiam dizer: “E como foi feito com Álvaro Dias no caso Fachin?”. Ali não havia negociação, mas o desgaste de um político (o que não foi sem razão). Dias não estava aberto para negociação naquele caso. Pode estar em outros casos. Mas naquele, não havia negociação. As regras aqui sugeridas são baseadas para a negociação com deputados.
9.  Não jogue o jogo do “empurra” (evite o purismo)
Existe uma direita apolítica e negacionista (da própria política), que, em muitos casos, crê em coisas como intervenção militar. Pessoas assim criaram uma noção de que pessoas que não estão 100% alinhadas com você devem ser “empurradas” para o inimigo. Para compreender essa noção é preciso compreender que em política não existe o vazio. Ou alguém está agindo a teu favor, ou a favor de seu inimigo. Não há neutralidade. Por exemplo, FHC é uma decepção completa. Mas ele foi impecável na exposição da ditadura venezuelana. Quando se “empurra”, você está comunicando: “Ei, FHC, não precisa nem denunciar a ditadura venezuelana, não precisa fazer nada, não queremos nada, e fique tranquilo, pois a pressão estará terminada”. Claro que muitos dirão que não querem comunicar isso, mas o “empurra” sempre comunica isso. É preciso conscientizarmos todos os republicanos que, à exceção de PT, PCdoB e PSOL (e o PROS), praticamente todos estão no universo de pressão. Não é teu trabalho “empurrar” ninguém e fazer liberação de pressão. Alias, devemos aprender com os petistas, que pressionam até Eduardo Cunha, que é adversário. Evite, portanto, o purismo, inimigo mortal da ação política. Dia desses alguém disse: “Olha, eu prefiro o Caiado”. O que essa pessoa estava dizendo é que queria ganhar votação no Congresso apenas com o voto do Caiado. Aí é gozação, certo?
10. Fale sempre em comprometimento
Depois de tudo que falamos, há duas situações para cada demanda. Ou o congressista resolveu te apoiar, ou ficou do lado do seu inimigo. Em caso dele não atender, peça explicações públicas e faça-o pagar o preço do não atendimento. Algo como: “É lamentável que o deputado (x) tenha escolhido o caminho (y), que nós levará a (z)”, onde (y) é a proposta do inimigo e (z) a consequência. Tenha em mente neste processo todas as 13 regras para táticas de Saul Alinsky e os 198 métodos de luta contra ditadores de Gene Sharp (e aplique apenas o que for conveniente pro momento). Há muita coisa ali que pode ser aproveitada. Em caso de demanda não atendida, o congressista deve ser desgastado. Mas jamais volte ao passo 9, e não jogue o jogo “empurra”, pois há outra batalhas pelas frente. Pode até ser que um partido esteja comprometido com o projeto totalitário do PT, mas até você não estar certo disso, o partido está em seu universo de pressão. Mas e no caso de atendimento? Fale sempre do comprometimento, agradeça e anuncie publicamente o acordo. Assim como existe um preço para o não atendimento, deve existir um benefício para o atendimento.
Enfim, essas 10 dicas podem clarear um pouco a mente na hora de pensar em pressionar deputados e senadores. Existem sugestões de dicas adicionais? Complementações? Sintam-se livres.
Fonte: http://lucianoayan.com/2015/06/09/10-dicas-para-pressionar-congressistas-a-seu-favor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário