quarta-feira, 31 de julho de 2013

O PRIMEIRO PROJETO EQUOTERAPIA DO ESTADO DO ACRE SERÁ INSTALADO EM XAPURI

A AMAX - ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES E AMIGOS DE XAPURI acaba de fechar uma parceria com a Prefeitura de Xapuri para a instalação e funcionamento do 1º Projeto de Equoterapia do Estado do Acre.
 
O que é EQUOTERAPIA?
 
É um método terapêutico e educacional que utiliza os nossos amigos cavalos como principais parceiros na busca de um desenvolvimento biopsicossocial mais harmonioso, contribuindo de maneira significativa para melhoria da qualidade de vida de crianças, adultos e idosos.
 
O trabalho em Equoterapia é realizado a partir de uma abordagem interdisciplinar, integrando as áreas de Saúde, Educação e Equitação.
 
Como o cavalo pode nos auxiliar?
 
No que se refere aos ganhos físicos a equoterapia contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, consciência corporal e aperfeiçoamento da coordenação motora.
 
Mas como o cavalo é capaz de proporcionar tantos ganhos físicos?

Quando o cavalo se desloca "ao passo" ele apresenta uma movimentação tridimensional caracterizada por movimentos simultâneos para frente e para trás, para um lado e outro e para cima e para baixo. Esta movimentação típica do passo do cavalo ficou conhecida como "movimento tridimensional" e é análoga a própria marcha humana. Assim, de forma completa e integrada, o cavalo propicia aos praticantes de equoterapia estímulos ao sistema nervoso central e uma série de ajustes tônicos em decorrência da busca pelo equilíbrio.
 
 
EQUOTERAPIA E ALGUNS DE SEUS PROGRAMA
 
Embora cada vez mais os benefícios da equoterapia sejam comprovados em estudos científicos e a mesma venha ganhando espaço na mídia o que a grande maioria das pessoas sabe sobre este método terapêutico é que equoterapia é a “terapia com o cavalo”.

Para que você possa compreender melhor como a intervenção em equoterapia é feita e todos os possíveis benefícios advindos desta abordagem terapêutica - que envolve profissionais do campo da saúde, educação e equitação - vamos apresentar os quatro programas da trabalho propostos pela Associação Nacional de Equoterapia com os quais o Centro de Equoterapia Conviver trabalha.
 
PROGRAMA DE HIPOTERAPIA
 
Programa específico para a área de reabilitação, voltado para praticantes que necessitam de um auxiliar-guia para conduzir o cavalo e do suporte dos terapeutas para viabilizar a execução dos exercícios assegurando as condições para que o praticante permaneça sobre o cavalo.
Neste caso o cavalo é utilizado como um instrumento cinesioterapêutico.
 
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO
 
Este programa pode ser aplicado tanto na área de reabilitação quanto no campo educativo.
Neste caso, além dos benefícios físicos decorrentes da equitação as atividades sobre o cavalo são planejadas e desenvolvidas com o objetivo de favorecer aspectos específicos do desenvolvimento do sujeito como socialização ou organização do pensamento. As atividades têm enfoque lúdico e interdisciplinar, podendo ser desenvolvidas integralmente ou em parte sobre o cavalo.
 
A EQUOTERAPIA é reconhecida por trazer benefícios para os praticantes como:
 
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade;
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (Autismo, Asperger, Rett);
Dificuldades no Processo de Aprendizagem;
Transtornos de Ansiedade e Conduta;
Lesões neuromotoras de origem encefálica;
Lesões neuromotoras de origem medular;
Disfunções sensório-motoras;
Disfunções sensório-perceptivas;
Síndrome de Down;
Síndrome de West.
 
O projeto será instalado na área sede da AMAX, localizada na Estrada da Borracha Km 02.
 
A parceria da AMAX com a Prefeitura se dará através de convênios para aquisição dos recursos necessários para o provimento das instalações, aquisição de cavalos, contratação de profissionais da área, dentre outros. A gestão do projeto será feita em conjunto entre representantes da AMAX e Prefeitura para que haja lisura e transparência do programa.

IMAGENS DA INTERNET - EXEMPLOS DE EQUOTERAPIA

IMAGENS DA INTERNET - EXEMPLOS DE EQUOTERAPIA

IMAGENS DA INTERNET - EXEMPLOS DE EQUOTERAPIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário