sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Teatro na Escola


   Durante o Segundo semestre de 2011 foi aplicado na Escola de Ensino Fundamental Anthero Soares Bezerra, na Oitava série C ,um Projeto Pedagógico na área de teatro chamado de TEATRO DE BONECOS: FORMAS ANIMADAS NA ESCOLA. O Projeto faz parte de uma disciplina do Curso de nível Superior de Licenciatura em Teatro, atualmente oferecido pela UNB ( Universidade de Brasília) em parceria com Governo Estadual.O Projeto foi aplicado pelo acadêmico do curso Gino F. dos Santos, Policial Militar ,  lotado na companhia Ambiental de Xapuri. 
   O Curso funciona no CEDUP, local onde se localizava a Pré – Escola Latife Zaine Kalume, e ainda oferece outros cursos de nível superior, como música e Artes Visuais, supervisionados pela  Coordenadora do Pólo de Ensino, Zilah Mastub.
   A escola vem sendo acompanhada pelo futuro docente (Gino) desde o segundo semestre de 2010, desenvolvendo um processo de trabalho acadêmico dividido em 4  partes, que consiste em observação em sala de aula, Estágio, aplicação de um Projeto ( no caso, este relatado nesta matéria) e tendo como resultado final um TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso).
   O Objetivo do Projeto  foi trabalhar materiais recicláveis, teatro e educação, trabalhados em três etapas:

PRIMEIRA ETAPA: confecção dos bonecos apartir dos materiais recicláveis ( papelão, papel jornal, tampas , latas, sacos plásticos e etc).

SEGUNDA ETAPA: Caracterização e oficinas teatrais para o manipulação dos bonecos. Nas oficinas se trabalha movimentos corporais e a voz, preparando  o aluno/ator para futuras atuações.

TERCEIRA ETAPA: Apresentação do trabalho.

O espetáculo ( resultado final do Projeto ) foi apresentado para as crianças da Pré –escola Latife Zaine Kalume,com um  tema infantil que levou até as crianças o conhecimento de lendas regionais e também o  incentivo as  boas práticas para preservação do meio ambiente, tudo comandado pelas brincadeiras e gracejos do saci – Pererê, Curupira e  do Mapinguari.


Pra que serve o teatro na escola?


O teatro surgiu na Grécia Antiga para celebrar as plantações de vinho e a divindade, Deus Dionísio. Os chamados Ditirambos eram entoados nas ruas com grandes multidões, pode-se dizer que foi umas das primeiras ritualizações teatrais registradas na história do teatro e que o mesmo já servia não apenas para designar um ritual, mas também como uma cultura que marcou um povo e que evoluiu até os dias de hoje se expandindo até as escolas como forma de arte/educação.

      O que muita gente não sabe é que o teatro é uma disciplina escolar assim como qualquer outro,  tais como geografia, matemática, português entre outras.  Seus benefícios são tão importantes , que o aluno ao ser levado a prática teatral pode desenvolver diversas habilidades que são fundamentais para sua convivência em sociedade. Em alguns países desenvolvidos, e até mesmo em alguns estados brasileiros como é o caso de Brasília e do Rio de Janeiro , o teatro  é tido como referência dentro da escola, mantido como forma de estabelecer relação de respeito, compromisso e reciprocidade com o próprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral escolar.O objetivo do teatro na escola não é apenas para  um momento de  recreação  ou de passa-tempo como algumas pessoas pesam, tão pouco é uma fábrica de atores globais (o que não impede, porém não é o objetivo), antes de tudo  é preciso entender que o teatro é um elemento fundamental na aprendizagem  do aluno, na qual podemos ressaltar muitos pontos positivos:
      
  •      Desenvolvimento da   criatividade;
  •        Ampliação da imaginação;
  •       Aperfeiçoamento da concentração;
  •        Trabalha a timidez;
  •       Exercita a voz e suas entonações;
  •       Valoriza o trabalho em grupo;
  •      Desenvolve a  coordenação motora;

 Os PCN`s( PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) diz o seguinte:
 ''O teatro favorece aos jovens e adultos possibilidades de compartilhar descobertas, idéias, sentimentos, atitudes ao permitir a observação de diversos pontos de vista, estabelecendo a relação do individuo com o coletivo e desenvolvendo a socialização.A experiência do teatro na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação a tolerância, a convivência com a ambigüidade''.(Pág. 88)


Lembrando que os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.( fonte: http://www2.redepitagoras.com.br)
Muitos autores são conhecidos por  terem seus textos voltados para área  pedagógica teatral, entre eles  estão Ingrid koudela ( autora e tradutora dos textos de Viola spolim), Augusto boal e Viola Spolim, todos com metodologia voltadas para o  trabalho pedagógico na área teatral.

O que se espera é que em breve possamos estar também desenvolvendo a arte educação em teatro em todas as escolas do Acre, mudando a realidade de muitos alunos que ao longo da jornada escolar perderam seu real foco como estudante, e que o teatro pode ser uma saída por apresentar diversos caminhos que os beneficiam.



''O mundo é um palco. E homens e mulheres, não mais que meros atores. Entram e saem de cena e durante a sua vida não fazem mais do que desempenhar alguns papéis''.


Processo de criação dos Bonecos





Ensaio

Apresentação do Espetáculo: A TURMA DO SACI - PERERÊ

Final da apresentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário