segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Papua Nova Guiné precisa da sua oração


Papua Nova Guiné é um dos países com maior diversidade cultural do planeta. Segundo dados recentes, existem 841 línguas diferentes catalogadas no país, embora 11 sejam consideradas em extinção ou a essa altura, já extintas. Dessas, 820 são dialetos indígenas. 

A língua indígena mais falada é Enga com cerca de 200.000 falantes, seguido por Melpa e Huli, no entanto, a principal língua do país é Tok Pisin (vulgarmente conhecido em Inglês como New Pidgin, Pidgin ou Guiné Melanésia), em que grande parte do debate no Parlamento é realizado e muitas informações e publicidade são apresentadas.
Infelizmente a Bíblia não está disponível para toda Papua Nova-Guiné senão para um pequeno grupo linguístico e ainda assim, apenas parte das Escrituras foram traduzidas.
Veja a repercussão do início de estudos bíblicos em línguas locais de Papua Nova-Guiné clicando AQUI e AQUI.

Veja também este impressionante vídeo sobre a chegada do Novo Testamento em um povoado de Papua Nova-Guiné:

A Constituição dá direito à liberdade de expressão, pensamento e crença, não havendo incidentes legislativos contrários a isso ou indícios de coibição desses direitos. 

Povos de Papua Nova Guiné
Créditos exploradordosertao.blogspot.com.br  
 
O censo de 2000 constatou que 96% dos cidadãos se disseram cristãos, no entanto, muitos cidadãos combinam sua fé cristã com tradições pagãs e práticas religiosas indígenas.

Religiões minoritárias incluem a Fé Bahá'í, o Islã e o Confuncionismo. Grupos religiosos cristãos e não cristãos são ativos em todo o país e se misturam com religiões tradicionais, como o Korowai, animista, e outras com elementos de culto aos antepassados. Prevalente entre as tribos tradicionais é a crença na masalai, ou maus espíritos, que são acusados ​​de "envenenar" as pessoas, causando calamidades e morte, e também a prática de puripuri (bruxaria tradicional de Papua Nova Guiné).

Huli
Escrevemos anteriormente sobre Papua Nova Guiné e a prática de enterrar vivos os portadores de HIV. Confira clicando AQUI.

Ore por esse país constituído de inúmeros povos e nações. Peça ao Senhor que levante missionários para aqueles povoados mais extremos. Ore para que novas traduções da Bíblia sejam feitas. Compartilhe essas informações com sua igreja, seu grupo de oração e em suas redes sociais.

Notícias recentes: 
Pelo menos 29 integrantes de uma seita canibal de Papua-Nova Guiné foram detidos por matar e comer sete pessoas durante rituais de magia negra, informou nesta quinta-feira (5) a imprensa local.Entre os detidos estão um menino de 13 anos e um professor de uma escola de Biam, uma zona rural do litoral nordeste do país, indicou o chefe da Polícia Daniel Kapen ao diário "The National".
Segundo a polícia, o líder da seita e outros dois membros escaparam da operação realizada na quarta à noite em Biam, uma semana depois de terem sido encontrados restos de um cadáver mutilado.
As mesmas fontes indicam que essa seita canibal é responsável pelo assassinato de ao menos quatro homens e três mulheres, cujos corpos foram usados em rituais de feitiçaria, uma prática corrente entre as tribos papuas que vivem nas zonas mais remotas.
Notícias BOL- 05/07/2012
 extaído do  Blog Vêde os Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário