Autor: Danillo Ferreira
A Rússia acabou de adotar uma medida louvável no combate ao uso abusivo de álcool: proibiu a propaganda de cerveja nos meios de comunicação, além de restringir o uso da bebida:
A nova lei, que entrará em vigor em 2013, irá restringir as vendas entre 23h e 8h e segue uma regulamentação similar para a vodca. A lei também proíbe as vendas em quiosques nas calçadas e nas estações de trem. Isso pode ser um problema para as fabricantes de cerveja, já que cerca de 30% das vendas agora vêm destes locais.
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A lei é de autoria do dirigente russo Dmitri Medvedev, que motivou uma campanha publicitária bem interessante, negativando o consumo da bebida. Jovens e belas garotas ficaram de biquíni em praça pública e anunciavam que os homens deveriam escolher entre elas e a cerveja – numa alusão à realidade estética, social e sexual que o consumo abusivo do álcool leva seus usuários, ao contrário do que mostram as propagandas de cerveja. No final da campanha, as russas derramaram baldes da bebida na praça.
A participação de mulheres esteticamente atrativas foi uma boa iniciativa para apelar visualmente aos consumidores de álcool, principalmente os jovens que são bombardeados diariamente por propagandas que excitam sua imaginação sexual, estimulando, assim, por uma via enganosa, o consumo de álcool. Como já disse aqui, o “Aprecie com Moderação” que o Brasil adotou como mensagem para reduzir as irresponsabilidades ligadas ao álcool é muito frouxo, servindo apenas aos interesses dos fabricantes das bebidas.
Enquanto isso, no Brasil, sequer vemos um debate sério a respeito do assunto, ao tempo em que milhares de mortes ocorrem em decorrência do uso desenfreado de álcool.
Fonte: Blog Abordagem Policial
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