quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Álcool, jovens e propaganda

 Em: Debate Drogas
Autor: Danillo Ferreira

Já escrevi aqui sobre a irresponsabilidade vigente na falta de controle sobre as propagandas de bebidas alcóolicas no Brasil (ler), que sequer deveriam existir, reduzindo a hiperpositivação do álcool como única via de diversão para as pessoas, que procuram seguir os padrões das belas celebridades que encenam as produções publicitárias – mulheres e homens com corpos esculturais que, se bebessem como boa parte do público influenciado por eles, provavelmente estariam com outra estrutura física.

Outras associações falaciosas são feitas, como aquela que diz que ‘futebol e cerveja’ tem tudo a ver, quando vemos craques do esporte mais adorado pelos brasileiros com a carreira degradada principalmente por sua relação irresponsável com o álcool. Sem falar no banho de sangue que os acidentes e incidentes envolvendo o álcool dá no país, tudo omitido e escondido nas propagandas, inclusive aquelas “chapa branca” de prevenção, divulgadas pelo governo.

O principal seguimento etário atingido com esta glamurização é, naturalmente, o dos jovens, que se identificam plenamente com o que veem, e acabam “vendo demais”, como diz a sabedoria popular. Para entender um pouco dos efeitos que o abuso do álcool vem tendo na vida do jovem brasileiro, vale a pena assistir o programa Profissão Repórter, da Rede Globo, que tratou do assunto, em três breves vídeos:
video 1; video 2; video 3.

 A política de repressão e negativação ao cigarro, continuo a insistir, é um bom modelo inicial para sustar a tragédia que o consumo irresponsável do álcool vem fazendo acontecer no Brasil. Não é a tôa que o consumo do cigarro decresce e o de álcool só faz aumentar. Enquanto este golpe publicitário não for dado, nossa produção de bebida alcoólica será diretamente proporcional à produção de sangue.

Fonte: blog abordagem policial

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